AYURVEDA & FREEDIVING

O Ayurveda consiste em uma ci√™ncia milenar, origin√°rio na antiga √ćndia. Atualmente no Brasil h√° grandes estudiosos, mas o n√ļmero de livros publicados ainda est√° em crescimento. O ideal √© que o aprendiz de Ayurveda¬†tenha acesso aos cl√°ssicos como os escritos Ashtanga Hrdaya, Sushruta Samhita¬†e¬†Charaka Samhita.

 

O mergulho livre, ou freediving √© uma atividade recente como esporte. O n√ļmero de praticantes cresce e, concomitantemente, o interesse dos atletas por um conhecimento profundo sobre seu corpo e mente para o alcance de suas metas pessoais.

 

Dado o nível de risco de tal atividade e a necessidade de um organismo, mente e espírito com o máximo de equilíbrio, atletas de freediving tem associado seu treinamento esportivo ao conhecimento Ayurvédico, assim como a prática de Yoga, com grandes resultados como diminuição do ritmo cardíaco, diminuição de toxinas no organismo, melhor sono, diminuição e controle do estresse, melhor controle mental. 

gallery/fevereiro_2018_aida2

Benefícios do Ayurveda na Prática do Mergulho Livre (Freediving)

Os D√īshas consistem em desequil√≠brios dos elementos que comp√Ķem uma pessoa.

Os elementos podem ser: AR, √ČTER, FOGO, √ĀGUA ou TERRA.

 

A combina√ß√£o de tais elementos, em quantidades diferentes, comp√Ķe a Prakriti de um indiv√≠duo.¬†Prakriti - constitui√ß√£o pessoal no momento da concep√ß√£o e √©¬†influenciado pelos nossos genitores, que por sua vez podem ser influenciados pelo ambiente, pensamentos, alimentos, atitudes. Basicamente, tem-se tr√™s¬†Doshas¬†f√≠sicos e dois mentais. Os f√≠sicos s√£o os mais conhecidos atuamente:¬†Vata (ar + √©ter), Pitta (ar + fogo) e Kapha (√°gua + terra). Os Doshas mentais s√£o: Tamas e Rajas.¬†

 

Cada Dosha apresenta carcterísticas próprias e os seres humanos em geral apresentam um ou Doshas de maior influência. Conhecendo seu(s) Dosha(s) de maior influência ou o que apresenta maior desequilíbrio no momento (estado Vrikriti), é possível realizar ajustes na alimentação e nos hábitos diários de modo a reequilibrar-se em busca do Prakriti.

gallery/doshas
                              Composição dos doshas.
Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/planeje-o-seu-dia-segundo-o-seu-dosha/

 

Como o corpo, mente e consciência estão diretamente ligados no ser humano, há a necessidade de se conhecer a influência dos Doshas, seja por meio da Prakriti; Vikriti - condição de alteração do corpo, mente e consciência devido a influências do meio e à própria atitude física e mental do praticante - bem como a influência do clima diário ou sazonal.

 

Fatores como per√≠odos de recupera√ß√£o, sono e descanso, alimenta√ß√£o, h√°bitos di√°rios de higiene, h√°bitos mentais e atitude perante as adversidades s√£o de crucial import√Ęncia tanto para o sucesso no alcance de metas pessoais e profissionais quanto para a sobreviv√™ncia em esportes extremos como o freediving.

 

O sono, momento de reparo f√≠sico e mental, ao ser de boa qualidade, permite a recupera√ß√£o do praticante, preparando-o para as situa√ß√Ķes do dia seguinte. Dormir durante o dia, entretanto, pode elevar¬†Kapha.

 

Sabendo disso, o praticante tem a possibilidade de ampliar a compreensão sobre si próprio.

 

 

 

Texto adaptado do Trabalho da autora de Conclusão do Curso de Formação de Terapeuta Ayurvédico da Associação Brasileira de Ayurveda (2020).

Download: HASHIMOTO, M. Benefícios do Ayurveda na Prática do Mergulho Livre (Freediving). São Paulo: Associação Brasileira de Ayurveda, 2020.

Curso AIDA 2, Florianópolis, 2018.