AYURVEDA & FREEDIVING

O Ayurveda consiste em uma ciência milenar, originário na antiga Índia. Atualmente no Brasil há grandes estudiosos, mas o número de livros publicados ainda está em crescimento. O ideal é que o aprendiz de Ayurveda tenha acesso aos clássicos como os escritos Ashtanga Hrdaya, Sushruta Samhita e Charaka Samhita.

 

O mergulho livre, ou freediving é uma atividade recente como esporte. O número de praticantes cresce e, concomitantemente, o interesse dos atletas por um conhecimento profundo sobre seu corpo e mente para o alcance de suas metas pessoais.

 

Dado o nível de risco de tal atividade e a necessidade de um organismo, mente e espírito com o máximo de equilíbrio, atletas de freediving tem associado seu treinamento esportivo ao conhecimento Ayurvédico, assim como a prática de Yoga, com grandes resultados como diminuição do ritmo cardíaco, diminuição de toxinas no organismo, melhor sono, diminuição e controle do estresse, melhor controle mental. 

gallery/fevereiro_2018_aida2

Benefícios do Ayurveda na Prática do Mergulho Livre (Freediving)

Os Dôshas consistem em desequilíbrios dos elementos que compõem uma pessoa.

Os elementos podem ser: AR, ÉTER, FOGO, ÁGUA ou TERRA.

 

A combinação de tais elementos, em quantidades diferentes, compõe a Prakriti de um indivíduo. Prakriti - constituição pessoal no momento da concepção e é influenciado pelos nossos genitores, que por sua vez podem ser influenciados pelo ambiente, pensamentos, alimentos, atitudes. Basicamente, tem-se três Doshas físicos e dois mentais. Os físicos são os mais conhecidos atuamente: Vata (ar + éter), Pitta (ar + fogo) e Kapha (água + terra). Os Doshas mentais são: Tamas e Rajas

 

Cada Dosha apresenta carcterísticas próprias e os seres humanos em geral apresentam um ou Doshas de maior influência. Conhecendo seu(s) Dosha(s) de maior influência ou o que apresenta maior desequilíbrio no momento (estado Vrikriti), é possível realizar ajustes na alimentação e nos hábitos diários de modo a reequilibrar-se em busca do Prakriti.

gallery/doshas
                              Composição dos doshas.
Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/planeje-o-seu-dia-segundo-o-seu-dosha/

 

Como o corpo, mente e consciência estão diretamente ligados no ser humano, há a necessidade de se conhecer a influência dos Doshas, seja por meio da Prakriti; Vikriti - condição de alteração do corpo, mente e consciência devido a influências do meio e à própria atitude física e mental do praticante - bem como a influência do clima diário ou sazonal.

 

Fatores como períodos de recuperação, sono e descanso, alimentação, hábitos diários de higiene, hábitos mentais e atitude perante as adversidades são de crucial importância tanto para o sucesso no alcance de metas pessoais e profissionais quanto para a sobrevivência em esportes extremos como o freediving.

 

O sono, momento de reparo físico e mental, ao ser de boa qualidade, permite a recuperação do praticante, preparando-o para as situações do dia seguinte. Dormir durante o dia, entretanto, pode elevar Kapha.

 

Sabendo disso, o praticante tem a possibilidade de ampliar a compreensão sobre si próprio.

 

 

 

Texto adaptado do Trabalho da autora de Conclusão do Curso de Formação de Terapeuta Ayurvédico da Associação Brasileira de Ayurveda (2020).

Download: HASHIMOTO, M. Benefícios do Ayurveda na Prática do Mergulho Livre (Freediving). São Paulo: Associação Brasileira de Ayurveda, 2020.

Curso AIDA 2, Florianópolis, 2018.