Filmagem: Tiyoko

Edição: Linda Hashimoto

Mergulhos em Lightroom, Dahab, Egito. 

Julho, 2019.

M√ļsica - Habibi Ya Nour El Ain (Cheb Khaled)

Sugerido por Digital Sound - Mazzika
Abu - Habibi Ya Leil | Music Video - 2019 | ōßō®Ŕą - ō≠ō®Ŕäō®Ŕä Ŕäōß ŔĄŔäŔĄ

M√ļsica:¬†Nour El Ein
Artista: Amr Diab
√Ālbum:¬†Nour El Ein
Licenciado para o YouTube por
Digital Sound - Mazzika (em nome de Mazzika Group); LatinAutor - SonyATV, Stars for Art, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, BMI - Broadcast Music Inc., LatinAutor e 9 associa√ß√Ķes de direitos musicais

gallery/tyanachango
gallery/tyanaroupicha
gallery/tyricklu
gallery/portodegalinhasopen

COMO TRABALHAR COM MERGULHO?

Esta é uma pergunta que me fazem com certa frequência, então resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Você pode escolher ser por exemplo DIVEMASTER ou INSTRUTOR, no caso do mergulho SCUBA (recreacional com cilindro). Também pode trabalhar com FOTOGRAFIA, FILMAGEM, MODELAGEM (ser modelo). No caso do mergulho em apneia, há a opção de trabalhar como SAFETY (quem dá segurança para o mergulhador que o contratou), além de também poder trabalhar com FOTOGRAFIA, FILMAGEM e INSTRUÇÃO.

 

Se você quiser ser INSTRUTOR SCUBA PADI, por exemplo, os passos são, resumidamente, o seguintes cursos:

1) Open Water Diver (introdução ao universo do mergulho equipado com SCUBA - Self Contained Underwater Breathing Apparatus)

2) Avan√ßado. Voc√™ aprender√° mergulhar em profundidades at√© 40 metros, far√° mergulhos de aventura como: noturno, embarcado, de correnteza, busca e recupera√ß√£o, navega√ß√£o, naufr√°gio, etc. Cada escola trabalha com mergulhos espec√≠ficos do local do mergulho, portanto vale a pena conversar com os respons√°veis para tirar d√ļvidas.

3) Mergulhador de Resgate (Rescue). Neste curso você aprenderá técnicas de resgate na água, tanto na superfície da água quanto no fundo, seja em locais próximos da costa quanto distantes.

4) Curso de¬†Divemaster. √Č preciso ter registrado no¬†log book¬†(livro de registros de mergulho) no m√≠nimo 30 mergulhos para iniciar o Curso de Divemaster. Ser√° necess√°rio aprender como funciona uma opera√ß√£o de mergulho e/ou curso de mergulho. O ideal √© voc√™ escolher um local com o perfil que voc√™ curte. Se prefere barco, uma escola com barco; se prefere mais aula, algum local que trabalhe com boa estrutura para aulas. Ao terminar este n√≠vel, voc√™ j√° estar√° apto para trablhar com mergulho SCUBA guiando mergulhadores certificados, realizando o programa¬†Discovery SCUBA Diving,¬†entre outras atribui√ß√Ķes.

5) Curso INSTRUTOR EFR (Primeiros Socorros).

6) IDC (Instructor Development Course). Você terá aulas de fisiologia do corpo humano relacionado ao mergulho, física do mergulho, técnicas de ensino, como demonstrar exercícios para os futuros estudantes, como indicar equipamentos, como organizar um local de curso e o andamento do curso em si, etc. A avaliação é realizada por um membro da organização certificadora.

 

E como é o dia-a-dia de um instrutor de mergulho scuba?

Depende.

Durante o inverno? Durante o ver√£o? Onde n√£o tem nem inverno nem ver√£o?

Tem mergulho embarcado todo dia? Quantas vezes por dia? Tem mergulho de praia?

Tem mais cursos básicos, avançados, discoveries? Tem mais cursos nos fins de semana? Durante a semana?

A escola fica à beira-mar? No meio da cidade?

Onde são as saídas de mergulho para check-out?

Uma coisa eu lhe digo: é um aprendizado constante. Faz-se MUITOS amigos maravilhosos, em todo lugar!! Com o tempo, cedo ou tarde, a família acaba fazendo parte da vida subaquática também. 

Atualmente meu dia-a-dia está mais "tranquilo", com cursos previstos mais para o fim de semana, mas com possibilidade de haver durante a semana também, com piscinas no período noturno. Isso porque estou morando em São Paulo, capital. "Oh, você dá aula de mergulho em São Paulo??" Sim, e como! Porque as aulas teóricas são em sala de aula e depois as aulas práticas na piscina. As aulas de piscina têm a vantagem de ser em local bem controlado: sem vento nem corrente, aquecido, protegido do sol. Os check-outs são a parte final do curso e precisam ser em águas abertas, ou seja, mar. Geralmente a escola cuida de toda logística de viagem, hospedagem, fotografias, barco, equipamentos, logo o instrutor vai se concentrar em dar o melhor curso possível (e às vezes impossível) para que o estudante leve uma aprendizagem e lembrança maravilhosa!

gallery/img-20170104-wa0013
gallery/cilindroleve
gallery/cópia de openty
gallery/obaachanfilhotesbombinhas

APNEIA EM DAHAB