Limpeza dos seios paranasais

 

Técnica bastante conhecida por quem pratica Yoga.

 

A import√Ęncia √© que se voc√™ mantiver a regi√£o dos seios nasais (s√£o como cavernas no seu cr√Ęnio, que podem encher de muco e ser moradia permanente de bact√©rias) limpas, ter√° menor probabilidade de ter problemas como rinite, sinusite, espirros.¬†

 

 

Como fazer?


Use uma garrafinha de pl√°stico com bico tipo squeeze (alguns isotonicos t√™m) ou compre um Neti pot, de prefer√™ncia de vidro ou cer√Ęmica.¬†


O objetivo é fazer a água escorrer e não empurrar a água com força.

 

- aqueça 300mL d água potável + 1 colher de chá de sal marinho até ficar morno

- coloque a água com sal no pote e, numa pia, abaixe seu rosto para frente e lateralizado. 

- encaixe a ponta da garrafa ou do neti pot na narina e deixe a água escorrer. Permaneça com a boca semi-aberta e respire normalmente pela boca.

- depois de terminar, higienize o pote com água e sabão. 

Repita o processo TODAS AS MANH√ÉS ¬†e em poucas semanas voc√™ notar√° diferen√ßa na qualidade da sua respira√ß√£o: mais livre, tranquila e sem inc√īmodos.¬†

 

 

Oleação (Abhyanga)

 

A oleação faz parte da rotina diária no Ayurveda e tem alguns benefícios incríveis como: efeito de rejuvenecedor, nutrição e hidratação profunda da pele e tecidos, nutrição do corpo como um todo, embelezamento e revitalização da aparência como um todo... mas um dos principais efeitos é a DETOXIFICAÇÃO do corpo!

Pode ser realizada em si mesmo, a auto-oleação, ou em outra pessoa.

Do ponto de vista terap√™utico, h√° indica√ß√£o para alguns casos de ins√īnia, excesso de preocupa√ß√£o, falta de concentra√ß√£o, ap√≥s longas viagens, falta de foco nas id√©ias.

QUAL √ďLEO USAR?

Use óleo EXTRAVIRGEM de excelente qualidade. 

O óleo extravirgem é prensado a frio e não é queimado na sua produção. 

O óleo ideal depende do seu biotipo:

- √© calorento? Sente muito calor e sua bastante? Use √ďLEO DE COCO.¬†

Sen√£o, use √ďLEO DE GERGELIM.¬†

Pode-se usar outros óleos comestíveis extravirgens de excelente qualidade como GIRASSOL, AZEITE DE OLIVA, AMÊNDOAS, GHEE.

O ideal √© voc√™ experimentar em uma regi√£o pequena como na parte interna do antebra√ßo e ver se n√£o tem rea√ß√Ķes como: pipocar a pele, vermelhid√£o, ard√™ncia, dor-de-cabe√ßa ou outros sinais e sintomas que contra-indiquem o uso deste √≥leo.¬†

A rigor, o óleo de gergelim claro, extravirgem, é o mais utilizado nas terapias.

gallery/abhy

Ayurveda consiste em uma ci√™ncia milenar, origin√°rio na antiga √ćndia. Atualmente no Brasil h√° grandes estudiosos, mas o n√ļmero de livros publicados ainda est√° em crescimento. O ideal √© que o aprendiz de Ayurveda¬†tenha acesso aos cl√°ssicos como os escritos Ashtanga Hrdaya, Sushruta Samhita¬†e¬†Charaka Samhita.

O mergulho livre, ou freediving √© uma atividade recente como esporte. O n√ļmero de praticantes cresce e, concomitantemente, o interesse dos atletas por um conhecimento profundo sobre seu corpo e mente para o alcance de suas metas pessoais.

Dado o nível de risco de tal atividade e a necessidade de um organismo, mente e espírito com o máximo de equilíbrio, atletas de freediving tem associado seu treinamento esportivo ao conhecimento Ayurvédico, assim como a prática de Yoga, com grandes resultados como diminuição do ritmo cardíaco, diminuição de toxinas no organismo, melhor sono, diminuição e controle do estresse, melhor controle mental. 

 

 

A import√Ęncia de uma rotina

 

A rotina di√°ria no Ayurveda, ou Dinacharya √© considerada fundamental para a manuten√ß√£o da sa√ļde e consiste basicamente em:

- levantar antes do nascer-do-sol
- limpeza da língua
- colírio ayurvédico nos olhos
- limpeza nasal
- bochecho com óleo e massagem das gengivas
- inalação de fumaça de ghee
- beber √°gua morna
- auto-oleação
- exercício após a auto-oleação
- banho morno
- oleação das orelhas
- alimentação correta
- ação correta
- pensamento correto
- trabalho
- sexo no modo e hor√°rio corretos
- descanso no hor√°rio correto

 

Ainda que parece inacess√≠vel para nossa realidade ocidental moderna, h√° adapta√ß√Ķes poss√≠veis. Nos dias em que h√° maior sensa√ß√£o de medo, preocupa√ß√£o, aspereza, nosso¬†Vata Dosha¬†est√° agravado. Isso pode ser melhorado com aplica√ß√£o de √≥leo (sempre extravirgem) em pontos espec√≠ficos como p√©s, regi√£o tor√°cica, orelhas.

 

Cada item acima tem suas regras específicas que adaptamos da melhor forma para nosso dia-a-dia.

 

 

gallery/capa-post-lota (1)
gallery/copra (1)
gallery/oleo-de-gergelim1lt-2 (1)
gallery/lota (1)

Este modelo é bastante prático, vendido no Brasil.

Clique na imagem para abrir o link da loja.

gallery/nascer (1)
gallery/auto (3)

AYURVEDA

Como fazer a auto-oleação?

 

- tome um banho e prepare: chinelo, toalha grande, roupa que possa ficar com o óleo.

- aqueça em BANHO-MARIA o óleo em uma vasilha ou copo resistente de vidro. A temperatura deve ser agradavelmente morna, nunca quente.

- passe o óleo no rosto ou inicie no topo da cabeça. Pode-se oleoar o cabelo, é opcional. Se não quiser olear a cabeça,  comece pelo rosto. Faça movimentos suaves mas firmes, circulares. Procure por pontos sensíveis e massageie este ponto gentilmente. 

- oleie as orelhas com movimentos de pinça,  há varios pontos importantes em toda a orelha.

- oleie o pescoço com movimentos descendentes, do rosto para a clavícula. 

- oleie os ombros, assim como todas as articula√ß√Ķes, com movimentos circulares, no m√≠nimo 20 vezes.¬†

- oleie os bra√ßos, cotovelos e antebra√ßos.¬†Pode-se usar movimentos de vai-e-vem nas regi√Ķes longas e circulares em volta das articula√ß√Ķes como punho e cotovelo, assim como se far√° no joelho e tornozelo.

- oleie o tórax prestando atenção nos grandes movimentos circulares nos seios, na região à frente do coração, em volta do umbigo e baixo-ventre.

- oleie as costas e peça ajuda. Capriche nos 20 movimentos por local oleado. Se tiver locais com dor, oleie com cuidado, NUNCA sobre feridas, cicatrizes recentes ou machucados. Oleie com carinho a extensão da coluna e a região dos rins.

- oleie a virilha e as partes √≠ntimas. H√° pontos muito importantes relacionados ao equil√≠brio interno nessas regi√Ķes. Ideal que se lave as m√£os uma vez.

- oleie as coxas, nádegas, joelhos, pernas e pés. 

 

Aguardar ao menos 20 minutos longe do vento e do frio. Procurar se cobrir ou se vestir. O ideal é manter o corpo em movimento com Yoga, caminhada ou um alongamento suave.

 

Após o tempo de espera, tomar um banho morno, agradável, com sabonete natural ou glicerinado. Lavar orelhas e todo o corpo. Se preferir, pode-se deixar o óleo agindo no cabelo por mais tempo.

 

Quantas vezes fazer?

Pode-se fazer a auto-oleação todos os dias, sempre pela manhã. Evitar fazer à noite, lembrar de evitar frio e vento. 

No m√≠nimo se indica 2¬†olea√ß√Ķes semanais para se ter os efeitos desejados de sa√ļde, juventude e bem-estar.¬†

Gostaria de saber como se sentiu após a auto-oleação, conte para nós!

 

Contra-indica√ß√Ķes

- pessoas com má digestão, flatulência, fezes petrificadas.

- regi√Ķes na pele com les√Ķes, cicatrizes recentes, tatuagens recentes, alergias, sensibilidade excessiva.

Que utilizem esse grande tesouro do Ayurveda para ter mais sa√ļde e bem-estar, al√©m de uma pele linda e radiante!

 

 

Caso queira maiores detalhes sobre cada procedimento da rotina di√°ria, favor escrever para tiyoko.com.br@gmail.com.