Limpeza dos seios paranasais
Técnica bastante conhecida por quem pratica Yoga.
A importância é que se você mantiver a região dos seios nasais (são como cavernas no seu crânio, que podem encher de muco e ser moradia permanente de bactérias) limpas, terá menor probabilidade de ter problemas como rinite, sinusite, espirros.
Como fazer?
Use uma garrafinha de plástico com bico tipo squeeze (alguns isotonicos têm) ou compre um Neti pot, de preferência de vidro ou cerâmica.
O objetivo é fazer a água escorrer e não empurrar a água com força.
- aqueça 300mL d água potável + 1 colher de chá de sal marinho até ficar morno
- coloque a água com sal no pote e, numa pia, abaixe seu rosto para frente e lateralizado.
- encaixe a ponta da garrafa ou do neti pot na narina e deixe a água escorrer. Permaneça com a boca semi-aberta e respire normalmente pela boca.
- depois de terminar, higienize o pote com água e sabão.
Repita o processo TODAS AS MANHÃS e em poucas semanas você notará diferença na qualidade da sua respiração: mais livre, tranquila e sem incômodos.
Oleação (Abhyanga)
A oleação faz parte da rotina diária no Ayurveda e tem alguns benefícios incríveis como: efeito de rejuvenecedor, nutrição e hidratação profunda da pele e tecidos, nutrição do corpo como um todo, embelezamento e revitalização da aparência como um todo... mas um dos principais efeitos é a DETOXIFICAÇÃO do corpo!
Pode ser realizada em si mesmo, a auto-oleação, ou em outra pessoa.
Do ponto de vista terapêutico, há indicação para alguns casos de insônia, excesso de preocupação, falta de concentração, após longas viagens, falta de foco nas idéias.
QUAL ÓLEO USAR?
Use óleo EXTRAVIRGEM de excelente qualidade.
O óleo extravirgem é prensado a frio e não é queimado na sua produção.
O óleo ideal depende do seu biotipo:
- é calorento? Sente muito calor e sua bastante? Use ÓLEO DE COCO.
Senão, use ÓLEO DE GERGELIM.
Pode-se usar outros óleos comestíveis extravirgens de excelente qualidade como GIRASSOL, AZEITE DE OLIVA, AMÊNDOAS, GHEE.
O ideal é você experimentar em uma região pequena como na parte interna do antebraço e ver se não tem reações como: pipocar a pele, vermelhidão, ardência, dor-de-cabeça ou outros sinais e sintomas que contra-indiquem o uso deste óleo.
A rigor, o óleo de gergelim claro, extravirgem, é o mais utilizado nas terapias.
Ayurveda consiste em uma ciência milenar, originário na antiga Índia. Atualmente no Brasil há grandes estudiosos, mas o número de livros publicados ainda está em crescimento. O ideal é que o aprendiz de Ayurveda tenha acesso aos clássicos como os escritos Ashtanga Hrdaya, Sushruta Samhita e Charaka Samhita.
O mergulho livre, ou freediving é uma atividade recente como esporte. O número de praticantes cresce e, concomitantemente, o interesse dos atletas por um conhecimento profundo sobre seu corpo e mente para o alcance de suas metas pessoais.
Dado o nível de risco de tal atividade e a necessidade de um organismo, mente e espírito com o máximo de equilíbrio, atletas de freediving tem associado seu treinamento esportivo ao conhecimento Ayurvédico, assim como a prática de Yoga, com grandes resultados como diminuição do ritmo cardíaco, diminuição de toxinas no organismo, melhor sono, diminuição e controle do estresse, melhor controle mental.
A importância de uma rotina
A rotina diária no Ayurveda, ou Dinacharya é considerada fundamental para a manutenção da saúde e consiste basicamente em:
- levantar antes do nascer-do-sol
- limpeza da língua
- colírio ayurvédico nos olhos
- limpeza nasal
- bochecho com óleo e massagem das gengivas
- inalação de fumaça de ghee
- beber água morna
- auto-oleação
- exercício após a auto-oleação
- banho morno
- oleação das orelhas
- alimentação correta
- ação correta
- pensamento correto
- trabalho
- sexo no modo e horário corretos
- descanso no horário correto
Ainda que parece inacessível para nossa realidade ocidental moderna, há adaptações possíveis. Nos dias em que há maior sensação de medo, preocupação, aspereza, nosso Vata Dosha está agravado. Isso pode ser melhorado com aplicação de óleo (sempre extravirgem) em pontos específicos como pés, região torácica, orelhas.
Cada item acima tem suas regras específicas que adaptamos da melhor forma para nosso dia-a-dia.
Este modelo é bastante prático, vendido no Brasil.
Clique na imagem para abrir o link da loja.
Como fazer a auto-oleação?
- tome um banho e prepare: chinelo, toalha grande, roupa que possa ficar com o óleo.
- aqueça em BANHO-MARIA o óleo em uma vasilha ou copo resistente de vidro. A temperatura deve ser agradavelmente morna, nunca quente.
- passe o óleo no rosto ou inicie no topo da cabeça. Pode-se oleoar o cabelo, é opcional. Se não quiser olear a cabeça, comece pelo rosto. Faça movimentos suaves mas firmes, circulares. Procure por pontos sensíveis e massageie este ponto gentilmente.
- oleie as orelhas com movimentos de pinça, há varios pontos importantes em toda a orelha.
- oleie o pescoço com movimentos descendentes, do rosto para a clavícula.
- oleie os ombros, assim como todas as articulações, com movimentos circulares, no mínimo 20 vezes.
- oleie os braços, cotovelos e antebraços. Pode-se usar movimentos de vai-e-vem nas regiões longas e circulares em volta das articulações como punho e cotovelo, assim como se fará no joelho e tornozelo.
- oleie o tórax prestando atenção nos grandes movimentos circulares nos seios, na região à frente do coração, em volta do umbigo e baixo-ventre.
- oleie as costas e peça ajuda. Capriche nos 20 movimentos por local oleado. Se tiver locais com dor, oleie com cuidado, NUNCA sobre feridas, cicatrizes recentes ou machucados. Oleie com carinho a extensão da coluna e a região dos rins.
- oleie a virilha e as partes íntimas. Há pontos muito importantes relacionados ao equilíbrio interno nessas regiões. Ideal que se lave as mãos uma vez.
- oleie as coxas, nádegas, joelhos, pernas e pés.
Aguardar ao menos 20 minutos longe do vento e do frio. Procurar se cobrir ou se vestir. O ideal é manter o corpo em movimento com Yoga, caminhada ou um alongamento suave.
Após o tempo de espera, tomar um banho morno, agradável, com sabonete natural ou glicerinado. Lavar orelhas e todo o corpo. Se preferir, pode-se deixar o óleo agindo no cabelo por mais tempo.
Quantas vezes fazer?
Pode-se fazer a auto-oleação todos os dias, sempre pela manhã. Evitar fazer à noite, lembrar de evitar frio e vento.
No mínimo se indica 2 oleações semanais para se ter os efeitos desejados de saúde, juventude e bem-estar.
Gostaria de saber como se sentiu após a auto-oleação, conte para nós!
Contra-indicações
- pessoas com má digestão, flatulência, fezes petrificadas.
- regiões na pele com lesões, cicatrizes recentes, tatuagens recentes, alergias, sensibilidade excessiva.
Que utilizem esse grande tesouro do Ayurveda para ter mais saúde e bem-estar, além de uma pele linda e radiante!
Caso queira maiores detalhes sobre cada procedimento da rotina diária, favor escrever para tiyoko.com.br@gmail.com.